Hoje É Dia Dela
Hoje é dia dela Alice Melo Monteiro Gomes, 14 anos, minha pop star, o motivo e o porque desde 2011 vir morar em São Francisco de Itabapoana-RJ, e me integrar a família Melo Monteiro. Quando Alice nasceu meus outros filhos Flora Barbosa Buchaul Gomes tinha 27 anos e Filipe Barbosa Buchaul Gomes, (Fil Buc), tinha 26, claro que ela é filha de outra mãe. Minha paixão, minha dor de cabeça, minha preocupação com o seu futuro, mas acima de tudo, o meu prazer de ser, o pai e minha gratidão a Ingrid Melo Monteiro, a companheira, mulher que me ama e me acompanha a 19 anos.
E em termos de relacionamento duradouro, esse é o meu record
*
Alice
para Alice Melo Monteiro Gomes
A música está no bico dos pássaros
na pétala da lamparina
no caracol dos teus cabelos
no movimento dos músculos
no m das tuas mãos
nada mais sagrado
do que teus olhos acesos
para me iluminar na escuridão
Artur Gomes
do livro O Poeta Enquanto Coisa
Editora Penalux - 2020
Artur Gomes
leia mais em Artur Fulinaimagens
https://fulinaimagens.blogspot.com/
Campos VeraCidade
Projeto Sinasefe If Fluminense
Projeto de transformação social através do fomento a leitura com ações focadas em Arte e Cultura
Um olhar sobre a cidade: no que foi – no que é – e o que pode ser
Atividades
1 – Oficina
leitura – poesia falada – teatro – produção audiovisual
objetivo: levar o participante a ler e se expressar através da escrita, da oralidade, da visualidade e da interpretação cênica
2 – Rodas de Conversa
Abordagens de temas afins a Educação, Arte, Cultura e Vida Humana no sentido geral.
3 – Sarau Balbúrdia Poética
música teatro poesia
Um grito de alerta contra o fascismo, racismo, e todo e qualquer tipo de violência praticado contra um ser humano.
Artur Gomes
Quem é?
É poeta. ator. produtor cultural e vídeo maker. Em 2023, criou o projeto Campos Veracidade para a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima onde atualmente atua na coordenação cultural em Campos dos Goytacazes-RJ.
Livros Publicados: Um Instante No Meu Cérebro(1973), Mutações Em Pré-Juízo(1975), Além Da Mesa Posta(1977), Jesus Cristo Cortador de Cana(1979), Boi-Pintadinho(1980-1981), Suor & Cio(1985), Couro Cru & Carne Viva(1987), 20 Poemas Com Gosto de JardiNÓpolis & Uma Canção Com Sabor De Campos(1990), Conkretude Versus ConkrEreções(1994), BraziLírica Pereira : A Traição das Metáforas(2000), SagaraNAens Fulinaímicas(2015), Juras Secretas(2018), Pátria A(r)mada(2019), O Poeta Enquanto Coisa(2020), Pátria A(r)mada, 2ª Edição revista e ampliada(2022), O Homem Com A Flor Na Boca(2023).
De 1975 a 2002 coordenou a Oficina de Artes Cênicas da ETFC – CEFET-Campos – no IFF Instituto Federal Fluminense. Em 1993, criou o projeto Mostra Visual de Poesia Brasileira, Mário de Andrade – 100 Anos, realizado pelo SESC-SP. Em 1995, criou o projeto Retalhos Imortais do SerAfim – Oswald de Andrade Nada Sabia de Mim – realizado pelo SESC-SP. De 1996 a 2016, coordenou o Departamento de Audiovisual do Proyecto Sur Brasil – Bento Gonçalves-RS – realizando Mostras Cine.Vídeo na programação do Congressso Brasileiro de Poesia. Em 1999, criou o FestCampos de Poesia Falada, projeto que é realizado até hoje pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. De 2014 a 2016, dirigiu Curso de Artes Cênicas no SESC – Campos. Em 2018 e 2019, o autor lecionou no Curso Livre de Tetro da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Em 2018, participou como convidado do I Festival Transepoéticas no Museu Naacional de Brasília-DF. Em 2021, Curador do 1º Festival Cine Vídeo de Poesia Falada que é realizado na página Studio Fulinaíma Produção Audiovisual no Facebook*.
Em 2019 criou o projeto Balbúrdia Poética, com duas edições realizadas na Taberna de Laura, em Copacabana – Rio de Janeiro, com a participação de diversos poetas convidados.
Em 2022, integrou a Mostra Bossa Criativa, Arte de Toda Gente, realizada pela FUNARTE-Rio. Foi também curador da Mostra Cine e Vídeo de Poesia Falada realizada pelo SESC Piracicaba. Realizou 7 edições do projeto Geleia Geral – Semana de 22 – 100 Anos Depois, na Santa Paciência Casa Criativa em Campos dos Goytacazes-RJ. Em 2023 realizou 8 edições do Sarau Multilinguagens no Museu Histórico de Campos, no Teatro de Bolso, no Jardim do Liceu e no Palácio da Cultura em Campos dos Goytacazes-RJ.
Em 2024 em parceria com Tchello d`Barros e Luis Turiba realizou a Balbúrdia Poética 3 – Torquato Leminski a + de 80 a ser realizada no dia 24 de Abril no Bar do Ernesto – Lapa – Rio de Janeiro.
No dia 3 de outubro de 2024 foi eleito para a Academia Campista de Letras.
leia mais no blog
O Homem Com A Flor Na Boca